O sistema BIM (Building Information Modeling) vem sendo cada vez mais usado nos escritórios de arquitetura e engenharia. Trata-se de uma metodologia que permite o profissional criar uma construção virtual nos mínimos detalhes da edificação com informações necessárias para os projetistas. Toda essa tecnologia estará em discussão no sábado, 31, durante o Seminário BIM em Sergipe (2º SeBIM-SE).
O evento foi promovido pela Câmara Brasileira de BIM de Sergipe (CBIM-SE) juntamente com o Sebrae e o Clube de Engenharia de Sergipe, e foi realizado no Hotel Sesc, na Orla da Atalaia .
“A metodologia BIM pode prever erros que possam existir ainda durante a construção virtual podendo solucioná-los a tempo, antes da construção real, reduzindo, assim, custos inesperados e desnecessários”, disse a presidente da CBIM-SE, Vice-Presidente da CBIM Nacional e BIM Manager, a arquiteta Caroline Cabral.
Além de palestrantes de reconhecimento nacional no assunto, a novidade neste evento foi o primeiro Hands-On de BIM do Estado de Sergipe. “Essa é uma expressão comumente utilizada no mundo empresarial e quer dizer aprender fazendo ou colocar a mão na massa, isso porque durante o evento, aconteceu uma demonstração prática e em tempo real de experiências como Compatibilizações e Planejanento de Obras, utilizando projeto de diversas disciplinas, como arquitetura, instalações elétricas, hidrossanitárias e estrutural em BIM”, explicou a arquiteta.